A Coleção Prof. Caio Tácito, que ao longo da sua vida cultivou um dos mais completos acervos na área de Direito Administrativo do país, é um dos acervos de destaque da Biblioteca CCS/C (Direito). É uma coleção composta por cerca de cinco mil livros doados à Biblioteca em 2004 – conforme documento recuperado no acervo arquivístico Biblioteca. A seleção contou com a visita de bibliotecárias da Biblioteca de Direito, que ficaram à frente do processo de recepção do acervo do professor.
Caio Tácito Sá Viana Pereira de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em 1927 e faleceu em 2005. Atuou em diversas frentes do Direito, foi advogado, jurista, referência na área de Administrativo, professor emérito da Faculdade de Direito da UERJ na mesma cadeira. Foi professor titular de Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil, também na UERJ, e organizador e primeiro Diretor do Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito da UERJ (CEPED). Foi conselheiro do Conselho Federal de Educação, Diretor da Revista de Direito Administrativo, periódico referência na área – ainda editada. Exerceu funções de grande relevância política, tais como: Consultor Geral da República, juiz do Tribunal Regional do Estado da Guanabara, conselheiro do Conselho Federal de Educação e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, [19-- ?]). Foi ainda Subchefe do Gabinete Civil da Presidência da República, no governo de Juscelino Kubitschek; Secretário de Educação e Cultura (1962), vice-reitor e posteriormente Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976-1980), entre outras tantas funções de destaque. Dentre as dezenas de títulos científicos e culturais, destacam-se o de membro da Academia Nacional do Direito; do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; membro titular da Academia Brasileira de Educação; Prêmio Golfinho de Ouro, Educação, em 1978; colar de Mérito Judiciário (1986), e outros (FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS-CPDOC, [19- -?]). Composta majoritariamente por livros (doutrina e legislação), a Coleção Caio Tácito possui cerca de cinco mil itens, também inventariados, mas grande parte ainda carente de processamento técnico. Nesse sentido, cerca de 4000 itens não estão disponíveis para recuperação no catálogo da Rede Sirius. Dentre os já catalogados e acessíveis, através de levantamento no catálogo, identificamos cerca de 700 itens, com cobertura cronológica de 1830 a 2007.
A Biblioteca de Direito possui um espaço destinado às coleções patrimoniais com cerca de 61m², denominada Sala de Coleções Especiais, onde estão acondicionadas em cinco módulos de estantes deslizantes, identificadas pelo nome de seus antigos proprietários. A Coleção Caio Tácito ocupa três corredores da sala. Em 2005 cerca de 700 livros da coleção foram encadernados, como medida preventiva de conservação das obras.
O setor de coleções especiais da Biblioteca foi criado no ano 2000, a partir de uma restruturação pela qual a Biblioteca passou, visando soluções relativas à falta de espaço físico para o acervo corrente e também para dar visibilidade às coleções patrimoniais existentes. Outro feito, de acordo com a documentação arquivística recuperada, foi a realização entre os anos de 2001 e 2002 do Projeto de Identificação e Diagnóstico de Obras Valiosas da Biblioteca CCS/C – Direito, no qual verificou-se também na Coleção Caio Tácito, diversas obras valiosas, como consta no catálogo de obras valiosas da Biblioteca de Direito da UERJ.
Curadoria da coleção: bibliotecária Fabiana das Graças Fonseca
Referência: NEVES, A. C. O. B. As coleções especiais da Biblioteca Centro de Ciências Sociais-C da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como ativo estratégico de gestão: interpretação e advocacy do Patrimônio Bibliográfico C&T. 2021. 109 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13727. Acesso em: 16 Mar. 2024.
Funcionamento da Biblioteca CCS/C (Direito): segunda a sexta de 9h às 21h.
Endereço: Rua São Francisco Xavier 524, 7º andar, sala 7002, bloco C - Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20550-900
Telefone: (21) 2334-0916 e-mail: ccsc@uerj.br
As coleções especiais estão localizadas no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e integram o acervo da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ. Os acervos bibliográficos da Universidade tem como público alvo a comunidade interna: estudantes, professores e servidores, e também o público em geral, como pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Tendo em vista a necessidade de preservação e conservação dos acervos especiais, recomendamos o agendamento das consultas para que os documentos solicitados sejam adequadamente preparados. O pesquisador pode solicitar o item e um servidor recupera na estante para leitura fora do espaço das coleções, no salão de consulta.O acesso à sala pelos pesquisadores, se solicitado, é acompanhado de um servidor da Biblioteca.
Para a manipulação dos documentos, quando necessário, serão fornecidas luvas e máscaras descartáveis. Fotografias dos documentos podem ser tiradas, desde que sem o uso de flash. Visitas em grupo devem ser agendadas com antecedência por e-mail.