Coordenadora: Thaís Ribeiro de Lima
Equipe: Eli Lemos de Oliveira, Guilherme Tavares Duque, Viviane Monteiro Begni
Tel: (21) 2334-0086
Email: bibliotecacom@uerj.br
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 10 às 16h, mediante agendamento prévio. O agendamento pode ser feito por e-mail (bibliotecacom@uerj.br), telefone e whatsapp (21 2334-0086), e Formulário (ver link no final desta página)
A Sala de Acessibilidade, localizada na Biblioteca Comunitária (COM), foi criada para atender às demandas de acessibilidade das pessoas com deficiência da comunidade da UERJ e do público externo frequentador das bibliotecas da Rede Sirius. Tem como objetivo disponibilizar espaço com equipamentos de tecnologia assistiva para a comunidade interna da UERJ e para a comunidade externa, facilitando seus estudos e pesquisas.
A acessibilidade digital consistem em princípios que visam assegurar que todas as pessoas possam navegar, interagir e utilizar recursos online com autonomia e independência. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015) estabelece que empresas e órgãos governamentais devem garantir a acessibilidade em seus sites, seguindo práticas e diretrizes internacionais, como por exemplo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).
A acessibilidade digital vai muito além do cumprimento da lei. Trata-se também da concepção de ambientes digitais de forma inclusiva desde o início do projeto, evitando-se assim a necessidade de adaptações posteriores. Um ambiente digital acessível promove o acesso, a compreensão e a interação de qualquer pessoa sem barreiras. Inclui por exemplo a implementação de soluções como leitores de tela para pessoas cegas, ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão, mouse e teclados adaptados para pessoas com deficiência física, assim como legenda, transcrição e tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas. Além de sites e aplicativos, documentos digitais também devem ser acessíveis.
Mais do que uma exigência da legislação, a acessibilidade digital é um compromisso com a inclusão e igualdade. Projetar experiências acessíveis, contribui para uma internet verdadeiramente democrática, onde todos podem se informar, se comunicar e participar plenamente da sociedade.
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. O sistema realiza a comunicação com a pessoa com deficiência visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas. (Projeto DOSVOX, 2002)
Leitor de tela para o sistema operacional Windows
Este dispositivo destina-se a pessoas com limitações físico-motoras que possuem alguma dificuldade para utilizar o mouse convencional. Trata-se da adaptação de um mouse convencional para que possa receber um acionador. Assim, este passa a exercer a função do clique esquerdo sendo essa a adaptação mais comum. (IFRS, 2018)
O omniReader pode digitalizar e ler textos impressos, como cartas, livros, pacotes de alimentos, rótulos de medicamentos, incluindo letras miúdas e muito mais. Depois de digitalizar o texto, o omniReader o exibe na tela LCD de 10 polegadas e o lê em voz alta. Depois de ler o documento atual, você pode continuar a digitalizar mais documentos ou salvar o material digitalizado no omniReader ou em uma unidade USB. (OmniReader, 2018)
Teclado com adaptação em Braille e tinta, facilita ao usuário o conhecimento e a localização das letras e símbolos do teclado do computador, possibilitando o auto treinamento e a execução de tarefas. (Shopping do Braille, 2022)
Acessório acoplado a um teclado de computador, com a finalidade de auxiliar usuários que possuem pouca coordenação motora/mobilidade reduzida nos membros superiores. A colmeia impede que mais de uma tecla seja pressionada ao mesmo tempo ou que uma tecla seja pressionada indevidamente. Esse dispositivo evita que o usuário esbarre em teclas que não deseja pressionar. (IFRS, 2019)
Fone do tipo headphone com cancelamento de ruído passivo, ou seja, o cancelamento de ruído é feito pela própria estrutura do fone.
Lupa com iluminação para que pode ser posta sobre a mesa e o texto para ler, oferecendo mais conforto para a leitura
Para ampliação de textos para leitura
Instrumento manual para escrever em Braille:
Instrumento para auxiliar o leitor a acompanhar sequência do texto facilitando a compreensão e a concentração durante a leitura
Suporte para manter materiais impressos firmes e estáveis que pode ser utilizado em conjunto com a lupa para facilitar a leitura
Instrumento para apoiar o uso de lápis, canetas etc.
Outro modelo de instrumento para apoiar o uso de lápis, canetas etc.
Posiciona lápis e canetas de maneira firme, auxiliando pessoas que têm dificuldade em manter o antebraço em supinação (palma da mão para cima) e normalmente não conseguem utilizar objetos de escrita.
Auxilia pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão) a assinar documentos com autonomia
Jogo de dama adaptado para pessoas com deficiência visual, ideal para desenvolver habilidades como pensamento lógico, planejamento e etc.
Jogo do tipo estratégico com deslocamento das peças sobre as trilhas. O Jogo de Trilha adaptado possui trilhas em alto relevo e peças com marcações táteis, tornando o jogo acessível para pessoas com deficiência visual.
Jogo pedagógico especialmente pensado e produzido para pessoas com deficiência visual em todas as idades.