Ao abrir as informações de cada plataforma, clique no nome para acessar o site.
O Google Acadêmico é um mecanismo virtual de pesquisa livremente acessível que organiza e lista textos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação. O Google Acadêmico permite que seus usuários busquem por cópias digitais ou físicas de artigos, seja online ou em bibliotecas. Ele indexa artigos de revistas na íntegra, relatórios técnicos, preprints, teses, livros e vários outros documentos, incluindo páginas da Web selecionadas que são consideradas acadêmicas.
Nomeada em referência à Biblioteca de Alexandria, Open Alex é uma base gratuita, sem fins lucrativos e de acesso aberto que busca abarcar todo o sistema de comunicação científica global. Lançada em 2022 a partir do conjunto de dados derivado do Microsoft Academic Graph (MAG), a base vem se expandindo e coletando dados de grandes plataformas como Crossref, ROR, ORCID, Wikidata, DOAJ, Pubmed, ISSN e outros para enriquecer suas informações. Atualmente conta com uma interface gráfica robusta e indica conter por volta de 250 milhões de trabalhos científicos.
A Bielefeld Academic Search Engine (BASE) é um dos motores de busca mais volumosos do mundo, especialmente para recursos acadêmicos da web. BASE fornece mais de 340 milhões de documentos de mais de 11.000 provedores de conteúdo. Você pode acessar gratuitamente os textos completos de cerca de 60% dos documentos indexados (Acesso Aberto). BASE é operado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld.
A seção Explore do OpenAIRE se apresenta como um portal aberto de pesquisa que fornece acesso a milhões de trabalhos acadêmicos interligados (publicações, dados, software), suas citações e informações contextuais, como suas organizações e bolsas. Pesquise e visualize todos os tipos de resultados de pesquisa, encontre repositórios para depositar sua pesquisa e reivindique/vincule sua pesquisa com segurança.
A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs). Apoiamos a publicação electrónica e o acesso aberto a bolsas de estudo, a fim de melhorar a partilha de conhecimento em todo o mundo.
LA Referencia dá visibilidade à produção científica das instituições de educação superior e pesquisa da América Latina, promove o Acesso Aberto e gratuito ao texto completo, com especial ênfase nos resultados financiados com fundos públicos.
O Portal brasileiro de publicações e dados científicos em acesso aberto - Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
O portal RCAAP ou Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal tem como objetivo a coleta, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades portuguesas de ensino superior, e outras organizações de P&D.
A SciELO (Scientific Electronic Library Online / Biblioteca Científica Digital Online) é um programa de apoio à infraestrutura de comunicação de pesquisas em acesso aberto. O programa é implantado descentralizadamente como política pública de apoio à comunicação científica em acesso aberto por meio do Modelo SciELO de Publicação sendo adotado em dezesseis países que formam a Rede SciELO de coleções nacionais de periódicos de qualidade.
A Rede de revistas científicas de Aceso Abierto diamante - Redalyc é um sistema de indexação internacional que integra em seu índice revistas científicas e editoriais de alta qualidade. Depois de 16 anos dando visibilidade e apoiando a consolidação de periódicos, agora integra exclusivamente aqueles que compartilham o modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar o caráter acadêmico e aberto da comunicação científica, de qualquer região.
Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um índice único e extenso de diversas revistas de acesso aberto de todo o mundo, impulsionado por uma comunidade crescente, e está empenhado em garantir que conteúdo de qualidade esteja disponível gratuitamente online para todos. O DOAJ está empenhado em manter os seus serviços gratuitos, incluindo a indexação, e os seus dados disponíveis gratuitamente.
A Coleção SciELO Preprints é parte integrante do SciELO, um programa de cooperação internacional que visa o desenvolvimento da comunicação científica de acesso aberto. Opera como uma coleção de manuscritos não revisados por pares na Rede SciELO de coleções nacionais e temáticas de periódicos. O SciELO Preprints aceita manuscritos relacionados a todas as disciplinas e assuntos científicos organizados por grandes áreas temáticas.
ArXiv é uma plataforma de compartilhamento de preprints com curadoria aberta a qualquer pessoa. Pioneira no acesso aberto digital arXiv.org hospeda mais de dois milhões de preprints acadêmicos em oito áreas temáticas.
O SciELO Livros efetua a indexação, publicação e interoperação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos, com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. O SciELO Livros opera como rede cooperativa de editoras universitárias e outras editoras que publicam livros de caráter científico, assim como de instituições intermediárias e usuárias de informação científica.
O DOAB é uma infraestrutura aberta cujo objetivo principal é aumentar a descoberta de livros de acesso aberto. O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados por pares em acesso aberto e busca conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.
O SciELO Data é um repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa de artigos submetidos ou aprovados para publicação ou já publicados em periódicos da Rede SciELO ou depositados no SciELO Preprints.
O LattesData é voltado principalmente para o depósito de dados de pesquisa abertos desenvolvidos, coletados ou utilizados no âmbito dos projetos financiados total ou parcialmente pelo CNPq. O SciELO Data é um repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa de artigos submetidos ou aprovados para publicação ou já publicados em periódicos da Rede SciELO ou depositados no SciELO Preprints.
Zenodo é uma plataforma que permite o depósito de documentos científicos de pesquisadores de todo o mundo e de todas as disciplinas. Zenodo torna a partilha e curadoria de publicações, dados, software e diversos outros documentos científicos uma realidade para todos.
Figshare é um repositório onde os usuários podem disponibilizar todos os resultados de suas pesquisas de maneira citável, compartilhável e detectável.