Ficha Catalográfica: Instruções

A Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ disponibiliza aos alunos de graduação e pós-graduação (Especialização) o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica, que deverá ser anexada à Monografia, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.

Para fichas catalográficas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), entre em contato com a biblioteca do seu curso.

Detalharemos a seguir cada campo do formulário. Leia atentamente as instruções e só depois clique no link para preenchimento.

Dica: mantenha a janela com as instruções aberta e consulte-a sempre que necessário.

Instruções

  1. Nome do Autor, Orientador, Coorientador e/ou Coordenador

A instrução vale para todos os campos de preenchimento de nomes. Esses campos são divididos em 3 partes, a saber: Primeiro nome, Nome do meio e Último sobrenome.

Dica: Marque a opção "Marcar esta opção se for orientadora" localizada abaixo do campo Nome Orientador para mudar o gênero do profissional em questão.

Confira o exemplo abaixo:

Três campos para primeiro, segundo nome e sobrenome do aluno, e mais três para os mesmos do coordenador. Um botão checkmark abaixo deles.

O nome do aluno "Marco Aurélio Souza dos Santos Júnior" trata-se de um nome composto (Marco Aurélio) com indicação de parentesco (Júnior), portanto ficou da seguinte maneira:

Já o nome do Orientador "João Souza" não possui nome do meio, portanto:

  1. Unidade - Selecione a unidade na listagem.

  2. Trabalho - Selecione o tipo de trabalho na listagem.

  3. Titulação - Selecione a titulação na listagem.

  4. Curso - Selecione o curso na listagem.

  5. Ano - Digite o ano de conclusão do curso, no formato AAAA

    Exemplo: 2018

  6. Folhas - Digite a quantidade de folhas.

    Exemplo: 96

  7. Título - Digite o título do trabalho. Lembre-se de usar corretamente as regras referentes a letras maiúsculas. A princípio só podem ser usadas no início do período, ressalvados os casos que exijam letras maiúsculas. OBS: Caso o título do trabalho ultrapasse o número máximo de caracteres, o mesmo pode ser abreviado com uso de reticências.

    Exemplo: Direito do trabalho

  8. Subtítulo - Quando houver subtítulo, o mesmo deverá ser escrito todo em letras minúsculas, inclusive no início do período, ressalvados os casos que exijam letras maiúsculas.

    Exemplo: nova realidade pós reforma da CLT

Dois campos do formulário, um para título e outro para subtítulo

  1. Cutter-Sanborn - Clique em 'ver tabela' e na tela que abrir digite o último sobrenome do autor (o mesmo informado no início do formulário). Neste caso não se digita a indicação de parentesco (ex: Filho, Junior, Sobrinho, Neto, etc.). O sistema irá retornar um código composto por letra(s) e números. Anote (ou copie) o código contendo a primeira letra e os números, volte para tela da Ficha Catalográfica e digite esse código.

Exemplo:

Formulário gerador de Código de Cutter, com o botão marcado

Resultado do formulário, retornando um código de 4 dígitos composto de uma letra e três números

  1. Assunto - Você precisará informar no mínimo 2 e no máximo 3 assuntos. Para isso procure palavras-chave no resumo do seu trabalho. Não utilizar as palavras "Monografia", "TCC", "Projeto final". O sistema incluirá a palavra MONOGRAFIAS em todos os assuntos, não importando se o seu trabalho é um TCC, Monografia ou Projeto Final.

    Exemplo: Direito do trabalho, Engenharia mecânica, Automação, Mamíferos aquáticos.

  2. Gerar PDF - Clique em "Gerar PDF" e o resultado será a ficha de identificação da obra elaborada pelo autor. Essa ficha deve constar no verso da folha de rosto de seu trabalho.

Modelo de ficha automaticamente formatado

Ao utilizar o formulário o usuário declara que está ciente das regras e instruções dispostas nesta página. A ficha será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários do sistema, os quais terão total responsabilidade sobre as informações apresentadas na mesma.

Créditos

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado.

Adaptação realizada pelo Núcleo de Informática (INFORMAT/SIRIUS) e pelo Núcleo de Processos Técnicos (NPROTEC/SIRIUS) para geração da Ficha Catalográfica para as monografias, trabalhos de conclusão de curso e projetos finais de graduação e pós-graduação (Especialização).