Maria Theresinha Valadares

Maria Theresinha do Prado Valladares, professora, integrou o Instituto de Letras da UERJ e foi uma grande entusiasta da produção científica. Carioca, nasceu em 26 de Setembro de 1931 e chegou à Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual UERJ, em 1966 no curso de Letras.

Em 1978 já integrava o Instituto de Letras como professora, na área de Teoria da Literatura. Permaneceu no Instituto por três décadas, porém se manteve ativa na vida da Universidade em outros departamentos. Foi assessora do Vice Reitor Ivo Barbieri (1983-1987) e também assumiu o cargo quando Barbieri foi nomeado reitor, sendo também assessora da Extensão. Sempre longe dos holofotes, Maria Theresinha trabalhou incansavelmente pela Academia e pela efervescência cultural da UERJ. Além de professora e assessora, foi uma exímia escritora, não publicando a maioria de suas produções.

Durante a reitoria de Ivo Barbieri, Maria Theresinha funda em 1990 o que pode ser considerado o seu maior legado na Universidade, o UERJ SEM MUROS. Realizado todos os anos, o UERJ Sem Muros é um dos maiores eventos do calendário uerjiano, promovendo a pesquisa acadêmica dos alunos de várias áreas do conhecimento e aberto à comunidade em geral. Atualmente, o evento possui o Prêmio Maria Theresinha do Prado Valladares, organizado pela Sub Reitoria de Extensão e Cultura aos alunos da graduação.

Fazendo da UERJ sua casa, muitos que acompanharam sua trajetória pelos prédios e campus da instituição se tornaram seus grandes amigos, admiradores e até família: durante esse período conheceu seu esposo, o professor da Faculdade de Economia Mariano Prado Valladares e ao longo dos anos construiu uma grande relação entre sua família e seu ambiente de trabalho, que aprendeu amar e também teve seu sentimento correspondido por aqueles com quem dividiu as trincheiras.

Entrevista com a Profa. Henriqueta Valladares sobre Maria Theresinha do Prado Valladares

REVISTAINTERAGIRUERJ.pdf:

Veja o mini-documentário sobre Maria Theresinha Valladares:

Theresinha Valladares: Uma vida dedicada à UERJ. Produzido pelo Núcleo de Memória Audiovisual da UERJ.