Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, advogado, jornalista, escritor, acadêmico, historiador, professor e político, nasceu em Recife, no dia 22 de janeiro de 1897. Foi um incansável defensor das liberdades políticas e de expressão.
Filho de Francisco Cintra Lima e de Joanna de Jesus Cintra Barbosa Lima, realizou em Recife toda a sua formação acadêmica. Em 1911, começou precocemente sua vida literária, colaborando em A verdade, jornal da escola onde estudava. E aos 15 anos já enviava os primeiros artigos ao jornal A Província, de Recife. Em 1913, matriculou-se na Faculdade de Direito, onde colou grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1917. Foi adjunto de promotor do Recife, ainda em 1917, e advogado, imediatamente após a sua formatura.
Na imprensa pernambucana, colaborou no Diário de Pernambuco, no Jornal Pequeno e, principalmente, no Jornal do Recife, onde escreveu a crônica dos domingos, de outubro de 1919 a abril de 1921. Ainda participou, como colaborador, da Revista Americana, Revista de Direito, Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, do Correio do Povo, de Porto Alegre, e da Gazeta de São Paulo.
Mudando-se para o Rio de Janeiro, dedicou-se ao jornalismo. Trabalhou no Jornal do Brasil a partir de abril de 1921, a princípio como noticiarista, mais tarde como redator político e, a partir de 1924, como redator principal. Escreveu, até a data de sua morte, em julho de 2000, um artigo semanal, nesse jornal. Na Associação Brasileira de Imprensa, exerceu a presidência nos períodos de 1926 a 1929; a presidência do Conselho Administrativo de 1974 a 1977; e novamente a presidência em 1978-80 e nos períodos subsequentes, até o de 1990-92.
Na Academia Brasileira de Letras foi o quarto ocupante da Cadeira 6, eleito em 28 de abril de 1937, na sucessão de Goulart de Andrade, e recebido em 31 de janeiro de 1938 pelo Acadêmico Múcio Leão. Em sua longa história na ABL, foi secretário-geral em 1952, presidente em 1953 e 1954, diretor da Revista da Academia em 1955-56, diretor da Biblioteca de 1957 a 1978 e tesoureiro de 1978 a 1993.
Advogado, jornalista, escritor, acadêmico, historiador, professor e político. Barbosa Lima Sobrinho foi uma das maiores figuras do século XX e sua biografia – bem mais extensa do que esse pequeno resumo que destacamos – nos dá a medida do grande homem e patriota que foi.
Funcionamento do Núcleo MID: segunda a sexta de 9h às 17h.
Endereço: Rua São Francisco Xavier 524, 2º andar, sala 2002, bloco C - Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20550-900
Telefone: (21) 2334-0373 e-mail: mid@uerj.br
As coleções especiais estão localizadas no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e integram o acervo da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ. Os acervos bibliográficos da Universidade tem como público alvo a comunidade interna: estudantes, professores e servidores, e também o público em geral, como pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Tendo em vista a necessidade de preservação e conservação dos acervos especiais, recomendamos o agendamento das consultas para que os documentos solicitados sejam adequadamente preparados. O pesquisador pode solicitar o item e um servidor recupera na estante para leitura fora do espaço das coleções, no salão de consulta. O acesso à sala pelos pesquisadores, se solicitado, é acompanhado de um servidor da Biblioteca.
Para a manipulação dos documentos, quando necessário, serão fornecidas luvas e máscaras descartáveis. Fotografias dos documentos podem ser tiradas, desde que sem o uso de flash. Visitas em grupo devem ser agendadas com antecedência por e-mail.
O acervo completo da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ - pode ser consultado através do Catálogo online, uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples, as coleções impressas e eletrônicas disponíveis na Rede.
Acesse Catálogo online da Rede Sirius
Curadoria da coleção: Bibliotecária Luciana de Avellar Mattos