Esta semana começou o XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, com o tema “Bibliotecas e sustentabilidade: inovação, ciência e sociedade”, em Florianópolis. É o primeiro evento profissional nacional da Biblioteconomia e Ciência da Informação a ocorrer presencialmente desde 2019, e a Rede Sirius está representando a UERJ no evento com a participação de 15 profissionais em 6 mesas colaborativas.
MESAS COLABORATIVAS
A institucionalização de acervos particulares: catalogação e digitalização da coleção de croquis de Rosa Magalhães. Luciana de Avellar Mattos, Rosangela Aguiar Salles, Selma Pinto de Oliveira, Marcos Vasconcelos Pinto.
Instrumento de apoio à busca em fontes de informação: relato de experiência de uma Biblioteca Biomédica. Diana Amado Baptista dos Santos.
Laboratório de Acessibilidade na Biblioteca Comunitária da Rede Sirius de Bibliotecas UERJ: projeto para implantação. Teresa da Silva, Thaís Ribeiro de Lima.
O Tainacan como ferramenta de apoio ao grupo de pesquisa GEDH & LED: um relato de experiência. Lucia Andrade, Ana Paola Araujo .
O teletrabalho e o uso do Trello na gestão de processos da BDTD na Biblioteca do Centro de Tecnologia e Ciências C (CTC/C) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): relato de caso. Taciane Ferreira da Silva, Fernanda Fonseca, Isadora Esteves.
Repositório da Produção Técnico-Científica da UERJ: relato de experiência. Rinaldo Magallon, Albert Thiago Melo Vaz, Max Liszt Chaves de Souza Borges Menucci, Carla Thayrine Vieira Teixeira.