Coleção de livros e periódicos com temática do carnaval é incorporada ao catálogo da Rede Sirius

Publicado em 02, Apr

Acaba de ser incluída no Catálogo online da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas Uerj, coleção com cerca de 200 livros e periódicos sobre a temática do carnaval.

O Levantamento Bibliográfico encontra-se disponível na página do Catálogo Online da Rede Sirius e na seção Acervos Especiais no site da Rede Sirius.

As obras estão disponíveis para consulta no Núcleo de Memória, Informação e Documentação - MID e foram doadas pelo bibliotecário Alexandre Medeiros C. de Sousa, por intermédio do Professor Ricardo Leitão, responsável pelo "Acervo Universitário do Samba" (iniciativa acadêmica em defesa da cultura popular brasileira e do samba carioca), @acervodosambauerj .

A coleção aborda a história das escolas de samba e blocos de rua cariocas, bem como biografias de grandes sambistas e carnavalescos como Noel Rosa, Cartola, Herivelto Martins, Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Paulo da Portela, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Rosa Magalhães, entre outros.

O bibliotecário Alexandre Medeiros é formado pela UNIRIO e possui vários trabalhos de pesquisa realizados sobre a história das escolas de samba, tendo sido vice-presidente cultural da Imperatriz Leopoldinense.

Clique aqui para conhecer a Coleção Carnaval e outros acervos especiais

Próxima Notícia Notícia Anterior