Acervo Raro

Antes de sua morte, Barbosa Lima Sobrinho havia manifestado à família o desejo de que seu acervo de livros, documentos e objetos pessoais, colecionados durante seus 103 anos de vida, fosse mantido no Rio de Janeiro, cidade que adotou em 1921, ou em Recife, sua cidade natal. Após seu falecimento, em 2000, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que completava seu cinquentenário no mesmo ano, manifestou o interesse e comprou esse importante acervo com o objetivo de preservá-lo e torná-lo público — o qual denominamos internamente Acervo BLS.

O acervo está dividido em: Bibliográfico, Arquivístico e Museológico. O acervo bibliográfico, composto de cerca de 14.000 exemplares, foi processado tecnicamente com investimento de recursos humanos, materiais e financeiros da universidade, sob a supervisão da Rede Sirius de Bibliotecas UERJ. As obras podem ser acessadas através do Catálogo online da Rede Sirius. O acervo arquivístico é composto por, aproximadamente, 26 metros lineares de documentos. No decorrer do trabalho foram encontrados diversos gêneros documentais: textuais (pareceres, processos, cartas, etc.); iconográficos (fotografias, cartões postais, cartazes, etc.); audiovisuais (discos de vinil, fitas VHS, CDs, etc.); e cartográficos (mapas e plantas). O acervo museológico é composto por cerca de 300 peças, entre medalhas, prêmios e condecorações recebidas por Barbosa Lima Sobrinho ao longo de sua vida profissional, política e de dedicação às questões nacionais.

Desde 2001, estão sendo desenvolvidos trabalhos de organização e tratamento dessa histórica coleção.

Cabe ressaltar que foram identificadas aproximadamente 170 obras raras, produzidas entre os séculos XVII e XIX, nos idiomas francês, inglês, espanhol, italiano e latim, entre outros. A excepcionalidade foi comprovada através da verificação de dados em diversas obras de referência do acervo da Biblioteca Nacional. Tendo em vista a relevância dessas publicações, tornamos públicas tais obras, dando-lhes o merecido destaque.

Neste hotsite, parte integrante da exposição “O bibliófilo Barbosa Lima Sobrinho — Os caminhos para a construção de um acervo raro”, buscamos apresentar uma atividade menos lembrada de sua biografia, mas de extrema importância para comunidade acadêmica: a bibliofilia. Que é entendida como: o vício, a paixão, o amor aos livros e a mania de adquiri-los e colecioná-los.

Em nossa galeria, destacamos 150 obras raras do Acervo BLS, cujos exemplares estão disponíveis para consulta, mediante agendamento, no Núcleo MID – Núcleo de Memória, Informação e Documentação da Rede Sirius.

Livro Raro

A ideia de livro raro está vinculada a de antiguidade e valor histórico cultural. Livro raro e/ ou valioso é aquele, em geral, antigo, difícil de encontrar, ou que trata de assuntos importantes para determinada área do conhecimento, ou ainda que foi escrito ou pertenceu a personalidade de renome. Ou seja, as instituições que possuem acervos bibliográficos elaboram seus próprios critérios de raridade com base em instituições congêneres e na Biblioteca Nacional.

Com a finalidade de dar um tratamento diferenciado às obras de maior valor histórico e cultural, a Rede Sirius estabeleceu critérios para identificação de tais obras. Abaixo, destacamos alguns destes critérios:

  • Obras impressas até o século XVIII
  • Obras editadas no Brasil até 1900
  • Obras com dedicatórias manuscritas
  • Edições com tiragem reduzida
  • Edições com encadernações de luxo
  • Obras que, comprovadamente, pertenceram a personalidades importantes.