Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD/UERJ

Apresentação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que gerencia a base de teses e dissertações eletrônicas produzidas nas Instituições de ensino e pesquisa do Brasil, possibilitando à comunidade brasileira de Ciência e Tecnologia que publique e difunda sua produção acadêmico-científica no País e no exterior, dando maior visibilidade nacional e internacional.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ (BDTD/UERJ) foi criada pelo AE-16/REITORIA/2005, de 22/08/2005, e disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da Universidade. Em 2009, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) aprovou, e o Reitor promulgou a Deliberação 006/2009 que dispõe sobre a inserção de teses/dissertações na BDTD.

Orientações para o depósito das Teses e Dissertações na BDTD/UERJ

1. A tese/dissertação deverá ser elaborada de acordo com o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

2. Procurar o bibliotecário, da biblioteca que atende ao programa de pós-graduação, para orientá-lo quanto aos padrões de apresentação da tese/dissertação e para elaborar a catalogação na fonte do trabalho;

3. Após a defesa da tese/dissertação, realizar as alterações, sugeridas pela banca examinadora e, antes de imprimir a versão final, solicitar à biblioteca a avaliação da padronização do trabalho. Em seguida, imprimir e encadernar uma cópia, e preparar outra em meio eletrônico;

4. Assinar o termo de autorização, permitindo à UERJ disponibilizar a tese/dissertação na BDTD/UERJ e preencher o formulário de dados cadastrais. Ao professor orientador caberá assinar o termo de encaminhamento, atestando que o trabalho apresentado é a versão final;

5. Solicitar à secretaria da pós-graduação a validação dos termos e do formulário. Em seguida, encaminhá-los à biblioteca que atende ao programa com a cópia impressa e a cópia em meio eletrônico da versão final do trabalho e solicitar o Certificado de Revisão Normativa (CRN).

Termos e Formulário da BDTD/UERJ

Termo de Autorização

Termo de Encaminhamento

Formulário de Dados Cadastrais