Instituto Politécnico da Uerj lança ferramenta de pesquisa sobre publicações e novidades relacionadas à COVID-19

Diante do cenário de pandemia vivenciado atualmente, um grupo de alunos, professores e técnico-administrativos do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ) passou a atuar no projeto de extensão denominado “Robô para busca e disponibilização de metadados de publicações relacionadas a COVID-19”. O projeto consiste no desenvolvimento de web crawlers (web crawler, bot ou web spider é um algoritmo usado para encontrar, ler e indexar páginas na rede mundial) que busquem informações relevantes de descobertas e conhecimentos científicos referentes a artigos publicados em revistas médicas e em matérias disponibilizadas na Web que abordem a doença COVID-19. Buscou-se também a criação de um sistema para acesso aos dados coletados e que disponibilizasse diferentes mecanismos de filtragem e alertas quanto a novas publicações, a partir da escolha de diferentes atributos (assunto, título, resumo, autoria, período de publicação), de acordo com a demanda do usuário.

Como resultado do projeto foi criada a página http://www.covid-19.iprj.uerj.br/, inicialmente divulgada apenas junto à comunidade do IPRJ, para que o uso dos recursos pudesse ser avaliado e fossem colhidos feedbacks, considerando um número restrito de usuários. Agora, essa divulgação foi ampliada para toda a comunidade UERJ e, de um modo mais amplo, para toda a sociedade.

Espera-se que a ferramenta desenvolvida seja utilizada não somente por pesquisadores, mas também por organizações públicas e privadas, organizações do terceiro setor e empreendedores, de uma maneira geral, que tenham interesse em desenvolver ações e soluções para o combate à COVID-19.
A equipe que atuou no projeto acredita que o acesso a um mecanismo que permita encontrar, de forma simplificada, trabalhos científicos publicados em revistas médicas e notícias referentes à pandemia publicadas em veículos de referência (jornais, revistas etc), pode ser um diferencial importante para o desenvolvimento de ações e soluções para o problema. E ressaltam que essa ferramenta somente lista as referências das publicações relacionadas à pandemia, permitindo o redirecionamento do usuário aos repositórios que disponibilizam os seus conteúdos – os conteúdos das publicações não são armazenados na base de dados.

A equipe que atuou na primeira fase do projeto foi composta por:

- Anderson Amendoeira Namen
- Anderson Cordeiro Charles