Perguntas Frequentes
Conforme a Deliberação 29/2013:
- O que é Rede Sirius?
- Como as Bibliotecas da Rede Sirius estão organizadas?
- Quem pode pegar livros e outros materiais por empréstimo na Rede Sirius?
- Quem não tem vínculo com a UERJ, pode pegar livro emprestado?
- Posso levar meu livro para ler na biblioteca?
- Onde deixo meus pertences para poder entrar na biblioteca?
- Posso fazer um lanche na biblioteca?
- Tenho que me inscrever em todas as bibliotecas que desejo pegar livro emprestado ou consultar o acervo?
- Sou aluno de graduação, que documentos são necessários para a inscrição?
- Sou aluno de pós-graduação, que documentos são necessários para a inscrição?
- Sou servidor da UERJ, que documentos são necessários para a inscrição?
- Tenho contrato temporário de trabalho, que documentos são necessários para a inscrição?
- Moro nos arredores da UERJ, posso utilizar os serviços das bibliotecas da Rede Sirius?
- Depois de formado eu posso continuar utilizando o serviço de empréstimo domiciliar de livros das bibliotecas da Rede Sirius?
- Se eu fizer a inscrição nas bibliotecas da Rede Sirius no início do meu curso, ela vale até eu me formar?
- Quais são os documentos que posso encontrar nas bibliotecas da Rede Sirius?
- Qual o prazo de empréstimo dos documentos?
- Se eu devolver o livro depois do prazo pago multa?
- Como faço para doar material bibliográfico?
- Como faço para atribuir ISSN a um periódico?
A Rede Sirius é a Rede de Bibliotecas da UERJ e tem por objetivo apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento das atividades técnico-científicas, artísticas e literárias da UERJ.
As Bibliotecas da Rede Sirius estão organizadas por área de conhecimento e por perfil de usuário, a saber:
- Área Biomédica
- Área de Ciências Sociais
- Área de Educação e Humanidades
- Área de Tecnologia e Ciências
- Bibliotecas Escolares e Comunitária
São usuários da Rede Sirius todos aqueles que possuam vínculo efetivo: servidores docentes e técnico-administrativos efetivos, alunos de graduação e pós-graduação, alunos de programas de extensão, servidores docentes e técnico-administrativos com contrato temporário e instituições de ensino superior credenciadas.
A população externa só pode usufruir da totalidade dos serviços oferecidos da Biblioteca Comunitária. Contudo, pode consultar o acervo de qualquer uma das bibliotecas.
É permitida a entrada de usuários portando bolsas, pastas, fichários, mochilas, livros e/ou materiais de estudo e demais pertences, apenas em espaços delimitados pelas Bibliotecas.
A biblioteca possui guarda-volumes e seu uso é individual e intransferível durante a permanência do usuário no recinto da Biblioteca, sendo de inteira responsabilidade deste a guarda da chave de identificação em seu poder.
Não, pois os restos de alimentos podem contribuir para a presença de insetos e roedores na biblioteca.
A inscrição é única e válida para qualquer biblioteca da Rede Sirius.
A apresentação de documento de identidade original com foto, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes e comprovante de matrícula ou de inscrição em disciplinas (FIO e RID).
A apresentação de documento de identidade original com foto, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes e comprovante de matrícula, declaração ou listagem da Unidade Acadêmica.
A apresentação de documento de identidade original com foto, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes e comprovante de vínculo do servidor com a UERJ.
A apresentação de documento de identidade original com foto, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes e contrato de Trabalho ou declaração do Componente Organizacional.
Sim! Você pode se inscrever na Biblioteca Comunitária e utilizar os serviços que ela oferece. Lembramos que inscrição é única, válida somente para esta Biblioteca. O interessado deverá apresentar documento original com foto, comprovante de residência e CPF, além de duas fotos 3x4 recentes.
Infelizmente, não. A validade da inscrição nas Bibliotecas da Rede Sirius corresponde à duração do vínculo do usuário com a Universidade. Você poderá consultar o acervo, estudar nas dependências das bibliotecas, mas o serviço de empréstimo domiciliar não é mais permitido.
Não. A renovação da inscrição é efetuada, a cada período letivo, na mesma Biblioteca em que a inscrição foi feita, desde que o usuário esteja em situação regular com as Bibliotecas da Rede Sirius e mediante apresentação de comprovante de vínculo efetivo com a UERJ.
Já os servidores docentes e técnico-administrativos com vínculo efetivo na Universidade tem a inscrição validada automaticamente, devendo ser informada à Biblioteca qualquer alteração em seu regime de trabalho.
O acervo da Rede Sirius é formado pelos seguintes materiais informacionais:
- filmes e gravações de vídeo;
- atlas e mapas;
- fotografias;
- livros, folhetos, separatas, obras de referência, obras raras e valiosas, - dissertações, teses, projetos e trabalhos de conclusão de curso;
- plantas e esquemas;
- normas e patentes;
- programas de computador e arquivos digitais;
- periódicos, publicações seriadas, separatas, bases de dados.
O prazo varia de acordo com o tipo de material solicitado. Os livros são emprestados por 10 dias. Para saber todos os prazos, consulte o Regulamento Capítulo II, Seção I – Do empréstimo Domiciliar (Deliberação 29/2013).
Não. O usuário em atraso na devolução do material informacional é penalizado com a suspensão do direito ao serviço de empréstimo, em quaisquer das Bibliotecas da Rede Sirius, pelo prazo de 3 (três) dias úteis para cada dia de atraso.
As bibliotecas da UERJ podem aceitar doações realizadas tanto por Pessoas Físicas quanto por Pessoas Jurídicas. Para saber os procedimentos para doação, acesse o menu "Serviços" ou clique aqui.
O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.
Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias). O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783
O código ISSN deve ser solicitado ao Centro Brasileiro do ISSN. Acesse a página do Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) para ter acesso a documentação necessária para atribuição do ISSN.