Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

60 anos da Rede Sirius: uma rede de bibliotecas cada vez mais conectada com a comunidade acadêmica

Neste ano de 2021, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas Uerj completa 60 anos de existência. Foi uma longa caminhada para chegarmos à estrutura que temos hoje, de um sistema de bibliotecas organizado em rede, inclusivo e socialmente referenciado.

A criação das bibliotecas acompanha, tanto no âmbito organizacional quanto no acadêmico, o desenvolvimento histórico da instituição. A Universidade tem sua origem em 1950, a partir da junção de quatro faculdades isoladas, e nesse contexto se constituíram as primeiras bibliotecas: a partir dos acervos das faculdades de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto La-Fayette, de Ciências Econômicas do Estado do Rio de Janeiro, e de Ciências Médicas.

Alguns anos depois, em 1961, foi regulamentado o funcionamento da Biblioteca Central e das chamadas Secções Especializadas (atualmente Bibliotecas setoriais) que funcionavam nas unidades universitárias. E nos dois anos seguintes foram inauguradas, respectivamente, as Bibliotecas de Engenharia (1962) e de Direito (1963).

A partir de 1976 a Biblioteca Central estabelece uma coordenação efetiva, adotando então uma estrutura sistêmica. Tal estrutura foi oficialmente institucionalizada apenas em 1989, com a promulgação do Regimento do Sistema de Bibliotecas (SB). Assim, a então Biblioteca Central tornou-se Sistema de Bibliotecas da Uerj (SB/UERJ). Em 1994 houve uma reestruturação e o Sistema de Bibliotecas (SB/UERJ) ganhou nova sigla: SISBI.

Em 1997, o SISBI foi avaliado com o objetivo de promover uma nova reestruturação, o que resultou na proposta de criação de uma estrutura em rede, tal como hoje estamos estruturados. Assim, em 1998, nasce a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, caracterizada pela descentralização organizacional, o que a tornou mais dinâmica e aberta às inovações e à criatividade.

Atualmente, a Rede Sirius é composta pela Direção, 4 núcleos técnicos e 25 bibliotecas setoriais, presentes nos diversos campi da Universidade, por todo o Estado do Rio de Janeiro.

Temos muitos motivos para comemorar: nesses 60 anos, buscamos sempre a excelência na prestação de serviços aos usuários e atuamos de forma a contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foram seis décadas de inovação, construção e manutenção de uma rede de bibliotecas moderna, atuante, e fortemente comprometida com a comunidade acadêmica.

Para iniciar as celebrações desse aniversário, estamos lançando a marca comemorativa dos 60 anos da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas Uerj, identidade visual que estará presente em todas as nossas comunicações a partir de agora.

Ao longo de 2021 desenvolveremos outras ações comemorativas, incluindo o lançamento de uma publicação digital que contará a história das Bibliotecas da Uerj.

Convidamos todos a estar conosco nessa celebração e participar de mais um capítulo da história da Rede Sirius!

 

Logomarca comemorativa dos 60 anos da Rede Sirius
 rs60 marca1 rs60 marca2   rs60 selo1  rs60 selo2 rs60 perfil