Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

Solicitação de ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. A partir de 2020, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) passou a representar, no Brasil, a Agência Internacional do ISBN, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no Brasil – até o final de fevereiro esta era uma atribuição da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

O novo sistema implementado pela Câmara Brasileira do Livro é 100% online, e os prefixos editoriais cadastrados anteriormente na Fundação Biblioteca Nacional (FBN) poderão ser reativados a qualquer momento, sem nenhum custo. Contudo, é necessário refazer o cadastro com os dados da editora pois, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (nº 13.709/2018), é proibido o compartilhamento de informações privadas entre organizações e instituições sem a permissão do usuário. Dessa forma, a Biblioteca Nacional não tem autorização para repassar à CBL os dados pessoais dos já inscritos no ISBN.

Caso seu Departamento, Laboratório, Instituto ou Faculdade ainda não possua cadastro e deseje fazê-lo, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a criação do selo editorial. Todas as informações para cadastramento e emissão de ISBN serão fornecidas através desde contato.

O valor para emissão de ISBN permanece o mesmo praticado pela agência anterior: R$ 22,00 (vinte e dois reais).