Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

Elaboração de Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Sua elaboração compreende a descrição de informações como autor, título, ano, orientador, banca, local e data de publicação, palavras-chave, entre outras, e tem como objetivo contribuir para que a produção técnico-científica receba um tratamento descritivo-temático padronizado. Deve aparecer no verso da folha de rosto, impressa abaixo da metade inferior da página.

A Rede Sirius oferece o serviço de elaboração de fichas catalográficas de monografias, dissertações e teses para os alunos de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da UERJ. Além disso, é responsável pela confecção das fichas catalográficas de obras publicados pela Editora da Universidade (EdUERJ), Departamento Cultural (DECULT) e demais Unidades Administrativas.

A ficha catalográfica nos trabalhos acadêmicos é obrigatória, recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e elaborada de acordo com a 2ª edição do Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2).

Para os cursos de graduação o aluno deverá utilizar o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica

Para fichas catalográficas de pós-graduação entre em contato com a biblioteca do seu curso.