Rede Sirius completa 56 anos de serviços à comunidade acadêmica

Hoje, 31 de agosto, a Rede Sirius completa 56 anos de existência. Sua história tem início na década de 50, com a fundação das bibliotecas isoladas. Em 1961 é criada a Biblioteca Central e, nos dois anos seguintes, são inauguradas, respectivamente, as Bibliotecas de Engenharia e de Direito.

Em 1989, é criado o Sistema de Bibliotecas e, posteriormente, em 1998 é criada a Rede Sirius.

Ao longo desses anos, as bibliotecas da UERJ sempre acompanharam a evolução histórica da Universidade, tanto no âmbito acadêmico quanto no organizacional.

Fundamentada no trabalho em equipe, a Rede Sirius busca investir na modernização das suas bibliotecas visando o aprimoramento do suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, é constituída por 4 núcleos, 4 seções e 25 bibliotecas distribuídas em todos os campi da Universidade: Rio de Janeiro (Maracanã e entorno, Centro, Botafogo), São Gonçalo, Duque de Caxias, Resende, Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. O campus Maracanã concentra a Direção da Rede, 13 bibliotecas e os Núcleos com suas respectivas seções: PLANAD - Planejamento e Administração; NPROTEC - Processos Técnicos; MID - Memória, Informação e Documentação; e INFORMAT - Informática.

O acervo físico da Rede de Bibliotecas é composto de mais de 330 mil obras, incluindo livros, teses, dissertações, mapas, CDs e patentes. Todo o conteúdo pode ser localizado pela internet no Catálogo Online.

Através da ferramenta de pesquisa Descubra, podem ser consultados, além das coleções impressas, o acervo de mais de 23 mil livros eletrônicos e bases de dados nacionais e estrangeiras.