Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

Fornecedores de Bases de dados disponibilizam acesso a pesquisas sobre o COVID-19

Em apoio aos esforços globais em diagnóstico, tratamento, prevenção e pesquisas sobre

COVID-19, importantes empresas fornecedoras de Bases de dados disponibilizaram acesso aberto a pesquisas e conteúdos online. Veja abaixo os links para acessar as informações.

 

Dot.lib

covidDOTLIBnovo

No intuito de contribuir durante a contingência do COVID-19, a equipe da Dot.Lib compartilha as informações sobre a COVID-19 (acesso aberto) provenientes das editoras por eles representadas, sempre atualizadas.

O portal foi criado para que você possa acessar aos melhores conteúdos em texto completo das publicações mais prestigiosas do mundo.

Clique aqui para acessar

 

 

ProQuest LibGuide

covidPROQUESLIB

 

Reunião de ferramentas que ajudarão os usuários da ProQuest com pesquisas relacionadas ao COVID-19 e acesso a estratégias de pesquisas com diversos temas relacionados a Covid-19.

Clique aqui para acessar

 

 

Coronavírus 2019-nCoV: Informações para pesquisadores

covidFIOCRUZ 


A Fiocruz reuniu uma série de link referentes às fontes de informações mais importantes sobre a pandemia, para facilitar a circulação do conhecimento e ajudar toda a comunidade científica a ficar a par das últimas novidades sobre a doença.

Destaque para os “Mapas Situacionais” que apresentam infográficos dinâmicos de diferentes fontes sobre a pandemia.

Clique aqui para acessar

 

 

Painel COVID19 Coronavírus – Brasil (Ministério da Saúde)

covidPAINEL


Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde. Destaque para possibilidade de baixar arquivo CSV (com os dados estatísticos dos gráficos apresentados).

Clique aqui para acessar

 

 

Icict/Fiocruz - MonitoraCovid-19

covidICICT


O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) lançou no dia 30 de março o MonitoraCovid-19, um sistema que agrupa e cruza dados sobre o novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo. A partir de gráficos e mapas, a ferramenta online permite monitorar a pandemia e sua tendência por estados e municípios brasileiros, e fazer comparações com países que estão em estágios mais avançados da epidemia. 

Destaque para o recurso “Painéis > Painéis selecionados” onde é apresentada a evolução em gráfico do número de casos registrados com a doença COVID-19 nos principais países com a epidemia.

Clique aqui para acessar

 

 

SciELO Preprints

covidSCIELO


O Programa SciELO dá início à operação do servidor SciELO Preprints – com o objetivo de acelerar a disponibilização de artigos de pesquisas e outras comunicações científicas antes ou em paralelo à sua avaliação e validação por periódicos científicos. Embora aberto à todas as áreas temáticas, de imediato o SciELO Preprints servirá especialmente às comunicações relacionadas com a COVID-19.

Clique aqui para acessar

 

 

Johns Hopkins University

Gráfico mantido pela Johns Hopkins University e traz um mapa do COVID no mundo com dados em tempo real

covidGRAFICO

Clique aqui para acessar

 

 

Canadian Science Publishing

covidCANADIAN

Artigos selecionados sobre Coronavírus e outros relacionados.

Clique aqui para acessar

 

 

BioOne

covidBIOONE

A editora liberou acesso a uma seleção de artigos sobre Coronavírus até o final do ano.

Clique aqui para acessar

 

 

ASM American Society for Microbiology

covidAMERICAN

Acesso a artigos em Microbiologia e Virologia relacionados ao Coronavírus.

Clique aqui para acessar

 

 

Microbiology Society

covidMICROBIOLOGY

Artigos selecionados para acesso livre em Microbiologia e Virologia.

Clique aqui para acessar

 

 

MIT Press

covidMIT

Disponibilizou artigos gratuitamente sobre pandemias e Epidemiologia.

Clique aqui para acessar

 

 

Biblioteca do Senado Federal

covidSENADO

Como parte das ações do Congresso para enfrentar a crise do coronavírus, a Biblioteca do Senado Federal lançou um guia de fontes nacionais e internacionais sobre a doença covid-19. A iniciativa é uma forma de ajudar a combater a disseminação de mensagens falsas sobre o assunto e divulgar informações seguras para a população que precisa se proteger e saber agir em caso de suspeita.

Clique aqui para acessar

 

 

Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o Coronavírus do Ibict

covidIBICT

 

O Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o Coronavírus do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia tem o objetivo de reunir as fontes de informações científicas em acesso aberto, tanto nacionais como internacionais, que disponibilizam conteúdos sobre o coronavírus e a COVID-19.

O diretório disponibiliza artigos científicos já publicados e também pré-prints (em português pré-publicações). Além disso, o diretório reúne dados de pesquisa, ensaios clínicos, teses, dissertações, relatórios e evidências e outros materiais referentes à produção dos pesquisadores de todo o mundo. A navegação no diretório é feita a partir dos diferentes tipos de fontes levantadas.

Clique aqui para acessar

 

 

Elsevier

 covidELSEVIER

Acesso a pesquisas médicas e em saúde sobre o novo coronavírus (COVID-19)

Clique aqui para acessar

 

ScienceDirect

covidSCIENCEDIRECT

 

Artigos sobre coronavírus no ScienceDirect

Clique aqui para acessar

 

ProQuest - Authoritative and Relevant Resources

covidPROQUEST

Para ajudá-lo a responder suas perguntas e entender melhor o COVID-19, explore as pesquisas e os comentários mais recentes dos principais especialistas e as diretrizes de saúde e segurança dos recursos globais mais confiáveis.

Clique aqui pra acessar

 

ProQuest - Coronavirus Research Database

covidPROQUEST2

Base de dados de pesquisa de coronavírus oferece aos usuários da ProQuest acesso gratuito à cobertura essencial do COVID-19. O recurso interdisciplinar permite que os pesquisadores pesquisem e descubram artigos em texto completo, dissertações e outros conteúdos das principais editoras em um só lugar.

A Coronavirus Research Database economiza tempo e melhora os resultados para os pesquisadores, agregando conteúdo autorizado da ProQuest com conteúdo disponibilizado gratuitamente por membros da International Association of STM Publishers – incluindo Springer Nature, Taylor & Francis e The BMJ. Revistas, preprints, anais de conferências e dissertações oferecem uma cobertura abrangente do COVID-19 e outros surtos de coronavírus do passado, como MERS e SARS, para o contexto da atual pandemia global. O conteúdo de texto completo na base de dados está disponível diretamente na plataforma ProQuest ou através de links para sites das editoras.

O conteúdo continuará evoluindo à medida que novas pesquisas e informações surgirem.

Clique aqui para informações de acesso

 

Taylor & Francis

covidTAYLOR

Taylor & Francis cria portal com acesso liberado a material de pesquisa sobre o COVID-19

O microsite fornece links e referências a todos os artigos de pesquisa COVID-19 relevantes, capítulos de livros e informações que podem ser acessadas livremente nos ebooks Taylor & Francis Online e Taylor & Francis, em apoio aos esforços globais em diagnóstico, tratamento, prevenção e pesquisas adicionais sobre COVID-19.

Clique aqui para acessar

 

 

Ebsco

covidEBSCO

Consulte e acompanhe as informações mais importantes e relevantes da pandemia acessando o Portal EBSCO de acesso a conteúdos relacionados ao novo coronavírus (COVID-19)

Clique aqui para acessar

 

 

Royal Society Publishing

covidROYAL

A Royal Society Publishing, editora que compõe o acervo do Portal de Periódicos CAPES, se uniu ao grupo de organizações científicas que estão permitindo acesso gratuito a conteúdos relacionados ao covid-19.

Os recursos disponíveis por tempo indeterminado incluem artigos informativos, pesquisas e outras ferramentas de relevância para quem estuda a atual pandemia.

Clique aqui para acessar

 

 

Annual Reviews

covidANNUALS

A Annual Reviews, editora que compõe o acervo do Portal de Periódicos CAPES, removeu o controle de acesso ao seu conteúdo em resposta à pandemia de covid-19. Para ajudar estudantes, professores e pesquisadores que trabalham e estudam remotamente durante a emergência global de saúde, os títulos estão abertos, inicialmente, até 30 de abril de 2020.

Clique aqui para acessar

 

 

 

OPAS

covidOPAS

Esta base de dados reúne diretrizes técnicas, publicações científicas e protocolos de pesquisa em andamento dos países das Américas e dos países afetados em todo o mundo sobre a pandemia da doença por coronavírus (COVID-19).

Também estão incluídas as recomendações e orientações da OPAS e da OMS, o que torna esta plataforma um recurso de informação útil e confiável para autoridades, gestores, pesquisadores e profissionais responsáveis por tomada de decisão frente a COVID-19.

Os documentos estão organizados em três categorias principais: salvar vidas, proteger os profissionais de saúde e diminuir a propagação da COVID-19. Outros filtros também estão disponíveis, como: subcategoria, tipo de estudo, autor e idioma (inglês, espanhol, português, francês e outros).

Clique aqui para acessar

 

The Lancet

covidTHELANCET

Para ajudar os profissionais de saúde e pesquisadores que trabalham sob condições desafiadoras para encerrar esse surto, o The Lancet criou um Centro de Recursos de Coronavírus. Este recurso reúne o novo conteúdo de 2019 sobre a doença de coronavírus (COVID-19) de todos os periódicos The Lancet, à medida que é publicado. Todo o nosso conteúdo COVID-19 é de acesso gratuito.

Clique aqui para acessar

  

 

Cochrane Library

covidCOCHRANE

 

Estão disponíveis na Cochrane Library conteúdos em português relacionados ao novo coronavírus. A editora “produz revisões sistemáticas relevantes e atualizadas, além de outros tipos de sínteses de evidência para embasar a tomada de decisões em saúde”, de acordo com informações da base. Todas as ferramentas estão integralmente acessíveis em caráter gratuito, em atenção aos esforços designados ao controle da pandemia de covid-19. 

A Cochrane já havia disponibilizado uma coletânea com mais 5.000 artigos de periódicos, capítulos de livros e entradas em trabalhos de referência em inglês. Entretanto, o material traduzido para a língua portuguesa beneficia um grande número de estudantes, cientistas e outros grupos de brasileiros. Entre os recursos estão a compilação de notícias, duas coleções de evidências e podcasts:

 

Recursos e notícias sobre covid-19

A página destaca informações relacionadas à pandemia de coronavírus e às várias atividades que a Cochrane está desenvolvendo em resposta à situação. As seções incluem dados e recursos para as seguintes audiências: público geral, pacientes e cuidadores; trabalhadores da área da saúde; pesquisadores; desenvolvedores de políticas e diretrizes; e comunidade Cochrane. Acesse aqui.

 

Evidências sobre cuidados intensivos

O site comporta uma coleção especial atualizada periodicamente. O objetivo é assegurar o acesso imediato a revisões sistemáticas relevantes para o tratamento de pessoas hospitalizadas com infecções respiratórias agudas graves. Inclui os seguintes tópicos: terapia com fluidos e vasopressores; suporte respiratório e ventilação mecânica; desmame da ventilação mecânica; manejo da hipoxemia; tratamento farmacológico; e nutrição em terapia intensiva. Acesse aqui.

 

Medidas para controle e prevenção de infecções

Também aperfeiçoada com frequência, essa coleção é composta por revisões significativas para a diretriz interina da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como outras revisões potencialmente relevantes para três redes Cochrane, ligadas a saúde pública e sistemas de saúde; musculoesquelética, oral, pele e sensorial; e cuidados agudos e de emergência. Acesse aqui.

 

Podcasts

Os podcasts Cochrane oferecem evidências atualizadas em formato de áudio, permitindo aos usuários que se atualizem sobre as revisões sistemáticas de forma rápida e acessível. Cada podcast apresenta um resumo feito pelo próprio autor do estudo. As gravações são curtas – menos de cinco minutos cada – e contêm uma linguagem que alcança desde profissionais de saúde a pacientes e suas famílias. Acesse aqui.