Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

Ficha catalográfica: instruções

A Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ disponibiliza aos alunos de graduação o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica, que deverá ser anexada à Monografia, Projeto Final ou Trabalho de Conclusão de Curso.

Para fichas catalográficas de pós-graduação entre em contato com a biblioteca do seu curso.

Detalharemos a seguir cada campo do formulário. Leia atentamente as instruções e só depois clique no link para preenchimento.

Dica: mantenha a janela com as instruções aberta e consulte-a sempre que necessário.

Instruções

1. Nome do Autor, Orientador, Coorientador e/ou Coordenador - A instrução vale para todos os campos de preenchimento de nomes. Esses campos são divididos em 3 partes, a saber:
"Primeiro nome", "Nome do meio" e "Último sobrenome".
Dica: Se for orientadora marque a opção "Marcar esta opção se for orientadora" localizada abaixo do campo "Nome Orientador".

1.1. Primeiro nome - Preencha o primeiro nome. Se o nome for composto preencha o nome composto.
Exemplo: Marco Aurélio Souza dos Santos Júnior

1.2. Nome do meio - Preencha com o(s) sobrenome(s) do meio e/ou com a(s) preposição(ões). Se não for o caso, pode deixar em branco.
Exemplo: Marco Aurélio Souza dos Santos Júnior 

1.3. Último sobrenome - Preencha com o último sobrenome e/ou indicação de parentesco (ex: Júnior, Filho, Neto, Sobrinho, etc.).
Exemplo: Marco Aurélio Souza dos Santos Júnior

Confira o exemplo abaixo:

campos nomes

Notas sobre o exemplo:
O nome do aluno "Marco Aurélio Souza dos Santos Júnior" trata-se de um nome composto (Marco Aurélio) com indicação de parentesco (Júnior), portanto ficou da seguinte maneira:

A - Marco Aurélio [nome]
B - Souza dos [Nome do meio]
C - Santos Júnior [Último sobrenome e indicação de parentesco]

Já o nome do Orientador "João Souza" não possui nome do meio, portanto:

D - João [nome]
E - deixar em branco [nome do meio]
F - Souza [último sobrenome]

G - Caso fosse uma orientadora, a opção "Marcar esta opção se for orientadora" deveria estar marcada.


2. Unidade - Selecione a unidade na listagem. 

3. Curso - Selecione o curso na listagem.

4. Trabalho - Selecione o tipo de trabalho na listagem.

5. Titulação - Selecione a titulação na listagem.

6. Ano - Digite o ano de conclusão do curso, no formato AAAA
Exemplo: 2018

7. Folhas - Digite a quantidade de folhas.
Exemplo: 96


 8. Título - Digite o título do trabalho. Lembre-se de usar corretamente as regras referentes a letras maiúsculas. A princípio só podem ser usadas no início do período, ressalvados os casos que exijam letras maiúsculas.

Exemplo: Direito do trabalho

9. Subtítulo - Quando houver subtítulo, o mesmo deverá ser escrito todo em letras minúsculas, inclusive no início do período, ressalvados os casos que exijam letras maiúsculas.
Exemplo: nova realidade pós reforma da CLT

 tituloEsub


 10. Cutter-Sanborn - Clique em 'ver tabela' e na tela que abrir digite o último sobrenome do autor (o mesmo informado no início do formulário). Neste caso não se digita a indicação de parentesco (ex: Filho, Junior, Sobrinho, Neto, etc.). O sistema irá retornar um código composto por letra(s) e números. Anote (ou copie) o código contendo a primeira letra e os números, volte para tela da Ficha Catalográfica e digite esse código.

Exemplo:
Escreva no campo “Entrada principal” o último sobrenome e aperte o botão “Gerar código de Cutter”.

cutter1

O resultado será mostrado na caixa que aparecerá ao lado.

cutter2


11. Assunto - Você precisará informar no mínimo 2 e no máximo 5 assuntos. Para isso procure palavras-chave no resumo do seu trabalho. Não utilizar as palavras "Monografia", "TCC", "Projeto final". O sistema incluirá a palavra MONOGRAFIAS em todos os assuntos, não importando se o seu trabalho é um TCC, Monografia ou Projeto Final. 
Exemplo: Direito do trabalho, Engenharia mecânica, Automação, Mamíferos aquáticos.

12. Gerar PDF - Clique em "Gerar PDF" e o resultado será a ficha de identificação da obra elaborada pelo autor. Essa ficha deve constar no verso da folha de rosto de seu trabalho.

 modelo ficha

Ao utilizar o formulário o usuário declara que está ciente das regras e instruções dispostas nesta página. A ficha será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários do sistema, os quais terão total responsabilidade sobre as informações apresentadas na mesma.

Escolha abaixo o formulário que melhor atende suas necessidades:

1 autor
1 orientador

2 autores
1 orientador


Créditos

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado.

Adaptação realizada pelo Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID/SIRIUS) e pelo Núcleo de Processos Técnicos (NPROTEC/SIRIUS) para geração da Ficha Catalográfica para as monografias, trabalhos de conclusão de curso e projetos finais de graduação.