A programação do evento Rio 450 anos já está na rua

Disponível no portal rio450anos.com.br, Calendário Comemorativo já reúne duzentas iniciativas.

Há pouco mais de um mês do início das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, as iniciativas em torno do evento já estão a todo vapor em diversos pontos da Cidade Maravilhosa.

No final de 2014, o Prefeito Eduardo Paes e o Presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, apresentaram o Calendário Comemorativo dos 450 anos do Rio para 2015. O calendário se estende por quatorze meses e está disponível no portal rio450anos.com.br. São mais de duzentos eventos, divididos em seis categorias: (i) Artes, (ii) Esportes, (iii) Seminários, (iv) Presentes, (v) Música e (vi) Festivais. O calendário permite a busca por áreas da Cidade, por mês e por categorias e será cotidianamente atualizado conforme sejam confirmados novos eventos. Foram anunciadas ainda as cinco iniciativas principais, aquelas que se estendem por um período mais longo: Pavilhão Rio450, Passaporte dos Museus Cariocas, Memória Carioca, Biblioteca Rio450 e Jogos Rio450.

Durante a coletiva de imprensa, o Prefeito Eduardo Paes enfatizou a participação popular na construção do calendário das comemorações, que têm iniciativas para todas as áreas da Cidade.
Foram assinados dois convênios. Um deles com o Instituto Brasileiro de Museus, que cria o Passaporte dos Museus Cariocas, e outro com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que se engaja nas comemorações dos 450 anos. Antes das partidas do Estadual do ano que vem será executado o hino oficial do Rio, Cidade Maravilhosa. Além disso, a bola do campeonato terá a marca Rio450 e o vencedor do torneio ganhará o título de Campeão dos 450 Anos. Dentro da programação esportiva, os eventos-teste para os Jogos Rio 2016 entram no espírito das comemorações da Cidade e tornam-se parte integrante do Calendário Comemorativo.

Resultado da parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Passaporte dos Museus Cariocas estimulará a visitação a museus e instituições com exposições em homenagem aos 450 do Rio de Janeiro por meio da criação de um documento que será carimbado a cada museu visitado. A iniciativa reúne quase quarenta endereços e cria um circuito inédito na Cidade, integrando as instituições e criando uma dinâmica lúdica e atraente para os visitantes. O Passaporte dos Museus Cariocas será distribuído no Museu de Arte do Rio e em outros a serem definidos pelo Ibram.

Um dos grandes presentes de aniversário da Cidade será o Pavilhão Rio450 com a exposição interativa Rio450 Inimaginável. Prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2015, a mostra será realizada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura do Rio. Por meio de instalações e projeções de última geração, a exposição celebrará a paisagem e a experiência civilizatória carioca, explorando suas belezas naturais, suas transformações urbanas, suas manifestações culturais e seus personagens marcantes, nesses quatro séculos e meio de trajetória.

Completam o cardápio de iniciativas o projeto Memória Carioca e a coleção de livros Biblioteca Rio450. Em parceria com o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o projeto Memória Carioca vai estimular que os cariocas abram suas gavetas e caixas de recordações em busca de fotos, documentos e artefatos sobre o Rio de Janeiro, sejam eles flâmulas ou fotos de família. Este material será coletado digitalmente e vai ajudar a recontar a história da Cidade. A iniciativa é inspirada no projeto Europeana que realizou ao longo de 2014 a recoleta de material relativo à Primeira Guerra Mundial, em homenagem ao Centenário do acontecimento histórico.

Já a coleção de livros Biblioteca Rio450 será lançada ao longo de 2015, reunindo quase 70 títulos sobre os mais diversos aspectos da história e da cultura carioca. Entre as obras há republicações de raridades, como A Muito Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e novos títulos de pesquisadores e historiadores renomados. Os livros da Biblioteca Rio450 foram viabilizados por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura, e do edital da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Outros eventos importantes serão anunciados até o fim do ano, como os seminários acadêmicos também apoiados pela Faperj e as iniciativas do Prêmio de Ações Locais Rio450, que vai selecionar 85 produtores e artistas independentes cujos trabalhos tenham impacto diretamente nos bairros onde atuam. O objetivo é democratizar e espalhar as comemorações dos 450 anos por toda a cidade.