Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ

Acervo Raro

O acervo raro formou-se a partir da extinta Biblioteca de Referência e da antiga Biblioteca Central. As coleções de livros considerados “antigos” vinham ganhando prestígio dentro da Universidade. Com a ênfase dada à pesquisa, a Uerj saiu de uma abordagem essencialmente corrente para um enfoque retrospectivo. Sendo assim, as coleções agora denominadas raras e/ou valiosas foram sendo conduzidas ao universo da utilidade. O livro raro passa a ter o sentido de monumento, pois evoca o passado constituindo testemunhos escritos e provas históricas.

Os títulos podem ser consultados através da ferramenta de pesquisa integrada — Descubra — e encontram-se disponíveis no Núcleo MID, apenas para consulta local. Como trata-se de um acervo valioso, não são permitidas fotocópias.

Para sua conveniência, é importante fazer o agendamento da consulta ao acervo, através do telefone (21) 2334-0373 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Clique aqui para acessar o hotsite Rio450.